Palestrantes nacionais participam do 23º Seminário de Marketing da Bahia
Acontece de 29 a 31 de maio, no auditório Paulo Souto, da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, o 23º Seminário de Marketing da Bahia, com o tema “Marketing nos negócios - A bola da vez!”. O evento é promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Itabuna (ACI) e foi criado com o objetivo de possibilitar a atualização de conhecimentos e discussão de temas contemporâneos ligados à área da comunicação e negócios. Desde sua criação, o seminário atrai a Ilhéus e Itabuna, autoridades, consultores, dirigentes de empresas e publicitários, de renome nacional, que participam do evento na condição de palestrantes em virtude do seu crescente sucesso registrado em cada edição.
A abertura do evento acontecerá às 19h do dia 29, quinta-feira, com entrada gratuita, tendo como mestre de cerimônia a jornalista esportiva Patrícia Abreu e contará com a palestra de Cláudio Goldberg, mestre em Administração Estratégica de Negócios, especialista em Marketing de Varejo e professor da Fundação Getúlio Vargas que falará sobre “A Magia dos Grandes Vendedores”.
Pelo segundo ano consecutivo, o Sindicato das Agências de Propaganda - SINAPRO-Bahia, realizará, no dia 30, das 8h às 12h, um workshop direcionado às agências de publicidade da região, no intuito de promover uma atualização de conhecimentos sobre temas pertinentes ao dia-a-dia do exercício publicitário. O workshop abordará temas contemporâneos ligados às áreas de produção e planejamento e será conduzido por Gigi Chiacchiaretta, atual coordenadora de produção e operações da Leiaute Propaganda, com passagens por empresas como Rede Bahia, Gráfica Santa Helena e Morya, e Sabrina Alves, gestora do departamento de planejamento da agência Engenhonovo, com foco no pensamento estratégico, integração dos canais de comunicação, análise de comportamento do consumidor e tendências.
Ainda na sexta-feira, dia 30, na parte da tarde, Adilson Baptista Jr., gestor de marketing do Esporte Clube Vitória, Publicitário e eleito um dos dois melhores Executivos de Marketing Esportivo do Brasil em 2012, no Fórum Brasil Sport Market em São Paulo, falará sobre sua vasta experiência profissional abordando o tema “Marketing Esportivo: Um diferencial competitivo”. Logo em seguida, Fred Boat, diretor de atendimento da Agogô Marketing Promocional, responsável por clientes como Governo da Bahia, Governo de Sergipe, Cyrela e OAS, abordará o tema “Marketing Promocional na Bahia”. Para fechar a noite, ocorrerá o painel intitulado “Um novo momento para o sul da Bahia”, visando discutir os novos investimentos que estão sendo realizados no sul da Bahia, seja pela iniciativa pública ou privada.
Roberto Raupp, consultor de marketing, professor MBA da FGV e membro executivo da Associação Americana de Marketing abrirá os trabalhos na manhã de sábado, dia 30, com a palestra “Propaganda e Promoção: como trabalhar em grandes eventos”. Raupp foi destaque de Marketing, pela Associação Brasileira de Marketing e Negócios e já foi eleito Profissional de Comunicação do Ano, pelo Prêmio Colunistas. Na sequência, a publicitária Karina Meyer abordará o tema “Mobile Life - A vida em movimento”. Com muitos anos de experiência na área da pesquisa mercadológica, despontam em seu currículo sua atuação por quase nove anos na Unilever, em equipes globais e regionais e na Mondelez, antiga Kraft. Atualmente é diretora da TNS, a maior empresa de pesquisa Ad Hoc no mundo com sede em mais de 80 países, incluindo Brasil.
Para fechar o evento, Rogério Salume, falará sobre a trajetória de sucesso à frente da wine.com.br, maior webstore de vinhos da América Latina e o segundo maior e-commerce de vinhos do mundo. Nascido em Itabuna, e jornalista com pós-graduação em Marketing, Rogério Salume ocupou várias posições executivas na área de alimentos e bebidas em grandes companhias no Brasil. Acumulando experiências e observando a dinâmica do mercado nacional, Salume inicia, em 2008, juntamente com Anselmo Endlich, o projeto Wine, com o objetivo de descomplicar e democratizar o mundo do vinho, proporcionando acesso às melhores opções de todo o mundo e oferecendo uma ampla variedade do produto, tendo o aval de especialista da área. Com o Centro de Distribuição Wine (CDW) localizado em Serra, no Espírito Santo, a empresa oferece hoje mais de dois mil rótulos de vinhos finos das principais regiões vitivinícolas do mundo e possui mais de 40 mil clientes ativos em todo o país, atendendo cerca de 20 mil pedidos por mês.